A contabilidade gerencial é uma área em que os contadores atuam de maneira mais colaborativa na gestão empresarial, utilizando dados financeiros para produzir relatórios que auxiliam no processo de tomada de decisão.
O contador gerencial fornece informações mais completas ao empreendedor sobre a situação financeira, as perspectivas e as oportunidades para a empresa. Nesse sentido, seu trabalho é voltado para produzir documentos e informações que não apresentam serventia senão dentro da empresa.
Assim, diferentemente do modelo mais tradicional, que produz documentos que serão entregues aos órgãos públicos, o contador gerencial cria relatórios que serão utilizados internamente.
Vale pontuar que a contabilidade gerencial não é um processo feito à parte do restante. A contabilidade tradicional – essencial e obrigatória –, que engloba impostos, declarações, guias, entre outros, pode ser feita pelo mesmo contador. O modelo gerencial apenas acrescenta serviços ao que já era feito, mas sem descuidar do básico.