As empresas têm vital importância para a saúde econômica de qualquer nação. Geram empregos, produzem e disponibilizam bens e serviços essenciais, recolhem uma enorme fatia dos tributos, entre outras atividades não menos relevantes. Por esse motivo existe um ramo do Direito dedicado exclusivamente às questões jurídicas que envolvem empresas — o Direito Empresarial.
Compreender qual a importância do Direito Empresarial para as organizações é um passo fundamental tanto para aumentar a lucratividade quanto para evitar despesas e aborrecimentos. Essa área regula praticamente todas as atividades das empresas, do nascimento à extinção ou dissolução de sociedade, passando pelas inúmeras formas de interação com sócios, acionistas, consumidores, colaboradores, o Estado, o fisco, órgãos reguladores e outras empresas.
É o Direito Empresarial, por exemplo, que estabelece parâmetros para o registro de marcas e patentes, a realização de incorporações e fusões, a emissão de títulos de crédito, a negociação de ações, entre muitos outros aspectos envolvidos no cotidiano das empresas.